Goiânia em Cena 2006 Festival Internacional de Artes Cênicas De 27 de outubro a 7 de novembro Patrocínio da Petrobras, Caixa Econômica Federal e Funarte O evento reuniu mais de nove mil espectadores, em doze dias de festival. Foram apresentados 32 espetáculos de 26 Companhias. O espaço pedagógico promoveu 22 atividades, entre oficinas, mesas-redondas e debates.
• Dia 07 de novembro Grupo : Macunaíma Grupo de Arte Teatral Ltda - SP Prêt -à-Porter Antunes Filho, no comando do CPT – Centro de Pesquisa Teatral, um oásis de excelência no fazer teatral - deu uma guinada em seu trabalho, com a criação do projeto Prêt-à-Porter, no final dos anos 90. No espetáculo, o ator está no centro. A partir de um árduo e primoroso trabalho, baseado na simplicidade, na criação da dramaturgia em busca do essencial. O espetáculo é formado por três cenas nascidas em exercícios de interpretação que passam por progressivas elaborações.
Grupo : Maria Clara Villa-Lobos - Bélgica M, Uma Peça Mediana Com humor, auto-ironia e sem moralismos, M, uma Peça Mediana propõe um olhar crítico e divertido sobre o consumismo e o entretenimento, tentando tornar tangível o aspecto ilusório do mundo “midiatizado”. Por meio de uma linguagem híbrida, que oscila entre a dança e o teatro, Maria Clara Villa-Lobos comunica suas idéias e produz uma linguagem cênica livre de hierarquias e categorizações. O espetáculo estreou em 2003, em Bruxelas, na Bélgica. Ontem • Dia 06 de novembro Grupo : Teatro que Roda - GO Das Saborosas Aventuras de Dom Quixote de La Mancha e seu Escudeiro Sancho Pancha – Um Capítulo que Poderia Ter Sido
Espetáculo experimental, de rua, itinerante e invasor. Adaptado da obra de Miguel de Cervantes, sob a ótica da cultura popular. O Grupo Teatro que Roda usa espaços públicos e sugere um novo olhar sobre a estrutura da cidade e o universo cervantino. A montagem discute o deslocamento da fronteira entre a loucura e a normalidade, o fazer teatral em Goiás, o teatro de rua, a ruptura da lógica urbana e as condições do cidadão frente ao mundo mercadológico. Grupo : Grupo de Teatro Artes e Fatos da UCG - GO A Clara do Ovo O monólogo A Clara do Ovo – texto e direção assinados por Danilo Alencar – conta de forma poética a história de Valdo, personagem que cresceu trancado em um quarto. Seu único contato com o mundo real é a vista de um galinheiro, no quintal do vizinho. O Grupo de Teatro Arte & Fatos do Programa Cultural da Universidade Católica foi fundado em 1988 e a longa lista de prêmios inclui mais de 50 láureas em festivais nacionais e estaduais. Do Ritmo ao Caos A Cia MN explora as possíveis relações entre várias linguagens utilizando um processo constante de retroalimentação entre música e dança, entre erudito e popular. O resultado é uma simbiose de técnicas e universos de dança de rua, teatro físico, poesia e voz como recurso cênico/sonoro. Do Ritmo ao Caos resulta da parceria entre o coreógrafo Mário Nascimento e o compositor, maestro e multi-instrumentista Fábio Cardia. ESPAÇO PEDAGÓGICO Espaço Pedagógico I - OFICINAS - Cursos e workshops
OFICINAS DE PERCUSSÃO CORPORAL - BARBATUQUES . CRIAÇÃO DE TEXTO E COMPOSIÇÃO DE PERSONAGEM O CORPO QUE DANÇA - OFICINA DE DANÇA CONTEMPORÂNEA CORPO CRIATIVO - OFICINA DE DANÇA CONTEMPORÂNEA O CORPO QUE DANÇA CONTA HISTÓRIA CRÍTICA DE DANÇA MONTAGEM EXPERIMENTAL: “Celeiro das Artes” O CORPO EM CENA - Modelação da presença cênica
Espaço Pedagógico II - MOSTRA LOCAL EM DEBATE TODOS OS HOMENS DA CASA DE SAT - da Cia Marula de Teatro ENVELOPES - da Cia Nu Escuro MELODRAMA - da Cia in Cena WILLIAN SHAKESPEARE ENTRE O CÉU E A TERRA E O CORPO AINDA PULSA... - do Grupo Nômades de Dança ESCOLA DE MULHERES - do Grupo Guará AS DOCES AVENTURAS DE DOM QUIXOTE E SANCHO PANCHA - do Grupo Teatro que Roda A CLARA DO OVO do Grupo Artes e Fatos
Espaço Pedagógico III - MESAS REDONDAS
POLÍTICAS CULTURAIS, REDE BRASIL E FÓRUM CULTURAL MUNDIAL 2006
DAS VANGUARDAS AO EXPERIMENTALISMO NA CENA CONTEMPORÂNEA
DANÇA E CONTEMPORANEIDADE - recursos e desafios dos séculos XX e XXI
BASES CURRICULARES PARA FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS DA CENA Sérgio Farias Mestre em Educação (UFBA, 1981), Doutor em Artes (USP, 1990), com Estágio Pós-Doutoral na Université Paris X - Nanterre (2000-2001) Professor Titular de Didática e Metodologia do Ensino, Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia.Roberto Pereira É doutor em Comunicação e Semiótica (PUC/SP) e Mestre em Filosofia (Viena-Áustria). Crítico de dança do Jornal do Brasil. Diretor e professor da Faculdade de Dança da UniverCidade – Centro Universitário da Cidade e curador, com Lia Rodrigues, do Festival Panorama RioArte de Dança. Alessandra Vannucci Diretora do espetáculo A Descoberta das Américas. A comédia do Grupo Leoões de Circo, do Rio de Janeiro integra a programação do Goiânia Em Cena. A montagem conta a história da descoberta das Américas, a partir do ponto de vista do povo. A narrativa virada pelo avesso inspirada em fatos reais que ocorreram na Flórida e foram contados pelo cronista Cabeça de Vaca. Um ator só em cena, quase completamente despido. Cenário, figurino, iluminação e até texto são suportes reduzidos ao mínimo. Um teatro sonoro e essencial, que visa devolver a palavra ao ator para que este a mastigue e se aproprie dela, devolvendo-a ao público como se inventasse, naquele instante, a história que narra.
Walter Roberto Malta Presidente da Rede Brasil de Promotores Culturais Independentes e integrante do conselho diretor do FCM, ressalta que a valorização da cultura tem que estar diretamente relacionada à capacidade de aprender a lidar com as diversidades e as singularidades. Nelson Áviles Coreógrafo do grupo chileno La Vitrina que desenvolve propostas que redimensionam o espaço cênico, refletindo a identidade Americana Latina e fundindo várias linguagens artísticas, numa ampla gama que inclui a literatura, artes visuais e mídias audiovisuais. No Goiânia Em Cena, o grupo apresenta o espetáculo Alto Contraste.
Armando Aurich Bailarino premiado e professor, integrou a Cia. Danca Rio, a Companhia de Danças de Minas Gerais, a Cisne Negro Cia. de Dança.
Cláudia Palma Natural de São Paulo, SP. Formada em Educação Física pela Faculdade de Santo Trabalhou ainda com a Cisne Negro Cia de Dança e com a República da Dança, esta última sob a direção de AnaMondini e Gabriela Delias. Em 1989 recebeu o prêmio de Melhor Bailarina pela APCA e em 1994 o Prêmio Mambembe de Melhor Intérprete. Ingressou no BCSP em 1993, e atualmente integra a Cia 2. Tem realizado diversos trabalhos como coreógrafa, dentre os quais alguns permanecem no repertório do BCSP. Ao longo de sua carreira, tem se apresentado em vários países, tais como: EUA,Inglaterra, Canadá, Argentina, França, Uruguai, Portugal, Alemanha Áustria e Israel, dentre outros. Principais Professores: Edson Claro, Jane Blauth, Ismael Guiser, Yoko Okada, Bettina Bellomo, Alphonse Poulin, Tíndaro Silvano, Sonia Mota, Liliane Benevento, Yellê Bitencourt, Ady Addor. Roberto Birindelli A oficina 'O Corpo em cena – Modelação da presença cênica', com o ator e diretor Roberto Birindelli, aborda os três pilares de um espetáculo teatral: a técnica, a estrutura e a organicidade, além de pontuar a Antropologia Teatral, através da dramaturgia corporal que contém peripécias, ações e contra-ações observadas nos exercícios da biomecânica de Meyerhold. Roberto Birindelli já participou de diversos espetáculos teatrais ao longo de muitos anos de carreira, entre eles, 'Freddy Sorribas', com direção de Gato Larsen; 'Manhattan', de Patricia Paladino; 'O Santo Inquérito', de Dias Gomes; 'O Primeiro Milagre do Menino Jesus', de Dario Fo; 'Klaxon', espetáculo da Usina do Trabalho do Ator, direção de Gilberto Icle, e 'Parque extremo de diversões', direção de Elcio Rossini. O ator, também participa do projeto 'Cidades Invisíveis', coordenado pelo Teatro Potlach, de Fara Sabina, na Itália, ao lado de 200 artistas de diversas partes do mundo, trabalhando num espetáculo conjunto em Liverpool, na Inglaterra, em 1996.
Atrações anteriores: • Dia 27 de outubro
Corpo do Som O espetáculo Corpo do Som – registrado em CD - é um marco na trajetória da pesquisa de percussão corporal e música espontânea desenvolvidas pelo Barbatuques. Formado por 13 percussionistas/músicos, o grupo encanta o público e a imprensa, no Brasil e no exterior, surpreendidos pela proposta inovadora de grande qualidade musical e cênica. Em 2006, recebeu o Prêmio Tim de Música como melhor grupo de MBP pelo segundo CD “O seguinte é esse”. • Dia 28 de outubro
Bichos do Brasil O espetáculo da Cia Pia Fraus mostra a riqueza da fauna brasileira através de recursos plásticos e cênicos. Ao beber na mesma fonte inspiradora dos mitos populares, a Bichos do Brasil faz uma reverência à natureza e à cultura popular nacional. Os bonecos são feitos a partir de materiais naturais. As formas são estabelecidas por cabaças que ganham novo tratamento, cores diversas e uma abordagem contemporânea aos elementos rústicos.
Grupo : Cia Teatral Movimento - RJ Esfíncter Os corpos nus dos atores se confrontam com a palavra. Realizam um jogo cênico calcado em intenso embate físico. Esfíncter sonda e potencializa as possibilidades de comunicação. Ana Kfouri é diretora teatral, roteirista, diretora da Cia Teatral do Movimento, diretora do Grupo Alice 118 e coordenadora do Centro de Estudo Artístico Experimental, no Sesc Tijuca. Desde 1992, é professora da Oficina de Interpretação da TV Globo.
Grupo : Cia Marula de Teatro - GO Todos os Homens da Casa de Sat Com estética contemporânea e método de criação work in progress, o espetáculo é centrado no trabalho do ator e todos os elementos pesquisados durante o processo de criação aparecem em cena. O texto de Pablo Diego retrata pessoas perdidas no tempo, mulheres subtidas á ignorância e violência. A Cia Marula é fruto da Escola Música e Artes Cênicas Grupo : Meme – Grupo de Pesquisa do Movimento – RS BU – um olhar adulto sobre a criança que há em nós Bu foi concebido a partir da investigação do espontâneo universo infantil que está incorporado ao ser humano, independente de sua idade.
Neste espetáculo o MEME- Grupo de Pesquisa do Movimento passeia de forma lúdica pela naturalidade gestual. Ao revisitar a espontânea matéria- prima da herança cultural do homem contemporâneo tenta romper os paradigmas que impedem o acesso a identidade mais profunda do ser.
• Dia 29 de outubro Grupo : Cia Nu Escuro - GO Envelopes Além de discutir questões relacionadas o homem urbano, a montagem também desmistifica que todo espetáculo de bonecos tenha caráter infantil. Envelopes conta a história de um carteiro que no dia do seu aniversário recebe uma estranha tarefa. A Cia Nu Escuro teve origem em 1992, a partir do grupo de teatro da Escola Técnica Federal de Goiás, atual Cefet. A marca é o humor, em linguagens variadas como dança, circo, música, mímica, manipulação de bonecos e, sobretudo, teatro.
Esfíncter Os corpos nus dos atores se confrontam com a palavra. Realizam um jogo cênico calcado em intenso embate físico. Esfíncter sonda e potencializa as possibilidades de comunicação. Ana Kfouri é diretora teatral, roteirista, diretora da Cia Teatral do Movimento, diretora do Grupo Alice 118 e coordenadora do Centro de Estudo Artístico Experimental, no Sesc Tijuca. Desde 1992, é professora da Oficina de Interpretação da TV Globo.
• Dia 30 de outubro
Texto do poeta Marcos Caiado, apresentado pela Cia in Cena, com atores Cristiano Mullins, Hugo Mor e Patrick Éster, estreou em 2005. Foi apresentado no Festival de Teatro de Curitiba, no IV TENPO – Mostra Nacional de Teatro de Porangatú - , Casa de Teatro e Circo, em Campo Grande, e no Festival de Poesia Encenada, no qual recebeu cinco prêmios - melhor direção, melhor ator, melhor figurino, melhor poesia inédita, melhor poesia encenada.
Grupo : Grupo Cena 11 Cia de Dança –SC Skinnerbox Skinnerbox é uma pergunta sobre comportamento e liberdade. Uma questão formulada para que a resposta seja investigada por meio da dança. A coreografia revela um jogo no qual as regras são criadas para solicitar do corpo seu modo de jogar. O “passo de dança” nesse contexto tende a não sobreviver, para ir adiante precisa se instrumentar do contexto, e aí ele já é outra coisa. O espetáculo que teve sua estréia internacional em Berlim, Alemanha, em 2005, passou por várias capitais brasileiras em 2006.
• Dia 31 de outubro Grupo : Alexandre Marques - GO William Shakespeare Entre o Céu e a Terra Concebido a partir de uma pesquisa sobre as obras Macbeth e Hamlet, de William Shakespeare, a peça estreou em 2002. A proposta de Alexandre Marques é o diálogo entre os textos clássicos e a vida contemporânea. O espetáculo participou do X Festival de Teatro do Estado de Goiás e ganhou os prêmios de melhor maquiagem e iluminação. A peça traz à tona profundas reflexões sobre poder, vida, amor, vaidade, conquistas, derrotas e ódio.
A Descoberta das Américas É a “outra história” da descoberta das Américas, inspirada em fatos reais. Mas a história poderia ser bem daqui, da terra brasileira. Para dar vida aos personagens, o protagonista faz um pacto com os espectadores. Cria com eles um código gestual e sonoro que substitui a fala. É o teatro em sua essência: ilusão que o ator projeta e o público “vê”. O repertório do grupo Leões de Circo Pequenos Empreendimentos expõe o laço poético e humano entre a cultura popular mediterrânea e o Brasil de hoje.
Grupo : Circo Zanni – SP Circo Zanni A arte do picadeiro está viva! O Circo Zanni - formado por artistas de diversas gerações de escolas de circo - quer manter a chama acesa. As atrações tradicionais são redimensionadas e ganham toque atual. Equilíbrio no arame, acrobacias, coreografias, números aéreos e malabarismo são realizados com assinatura própria. Os artistas além de atuarem, se revezam na orquestra. Entre os destaques, o número dos palhaços, vencedor do 1º Festival Mundial de Circo do Brasil, em 2001.
• Dia 01 de novembro
Grupo : Leões de Circo - RJ
É a “outra história” da descoberta das Américas, inspirada em fatos reais. Mas a história poderia ser bem daqui, da terra brasileira. Para dar vida aos personagens, o protagonista faz um pacto com os espectadores. Cria com eles um código gestual e sonoro que substitui a fala. É o teatro em sua essência: ilusão que o ator projeta e o público “vê”. O repertório do grupo Leões de Circo Pequenos Empreendimentos expõe o laço poético e humano entre a cultura popular mediterrânea e o Brasil de hoje.
• Dia 02 de novembro Grupo : Balé da Cidade de São Paulo –Companhia 2 – SP Balé da Cidade de São Paulo
A liberdade de atuação privilegia o talento de cada integrante e construções com artistas da cena contemporânea. No repertório, obras de conceituados coreógrafos: Ohad Naharin, Angelin Preljocaj, Gagik Ismailian, Henrique Rodovalho, Deborah Colker, entre outros.
Grupo : Cia de Solos & Bem Acompanhados –RS Espetáculo : Sobre Anjos & Grilos – O Universo de Mário Quintana Sobre Anjos & Grilos – O Universo de Mario Quintana Conjuga a performance de Deborah Finocchiaro, as obras de Zoravia Bettiol, a trilha sonora de Chico Ferretti e a direção de Jessé Oliveira em uma encenação que evoca os sentidos para atingir a alma do espectador por meio dos poemas de Mario Quintana (1906/1994).
• Dia 03 de novembro Grupo : Grupo dos Cinco - RS O Urso Comédia de costumes escrita por Anton Tchekhov que brinca com a guerra dos sexos, numa hilariante crítica aos comportamentos de homens e mulheres. Uma característica da adaptação e da encenação do Grupo dos Cinco é a multiplicação da personagem feminina: a viúva que mostra diferentes estados de espírito por meio da interpretação de três atrizes. A direção investe no trabalho do ator do qual exige uma atuação precisa, delicada e verdadeira.
Grupo : La Vitrina - Chile Alto Contraste Inspirado nas diferenças de classe da sociedade chilena, Alto Contraste integra elementos da dança, teatro, fotografia e música. O grupo chileno La Vitrina, com o coreógrafo Nelson Avilés à frente, desenvolve propostas que redimensionam o espaço cênico, refletindo a identidade Americana Latina e fundindo várias linguagens artísticas, numa ampla gama que inclui a literatura, artes visuais e mídias audiovisuais.
Grupo : Balé da Cidade de São Paulo –Companhia 2 – SP A Descoberta das Américas É a “outra história” da descoberta das Américas, inspirada em fatos reais. Mas a história poderia ser bem daqui, da terra brasileira. Para dar vida aos personagens, o protagonista faz um pacto com os espectadores. Cria com eles um código gestual e sonoro que substitui a fala. É o teatro em sua essência: ilusão que o ator projeta e o público “vê”. O repertório do grupo Leões de Circo Pequenos Empreendimentos expõe o laço poético e humano entre a cultura popular mediterrânea e o Brasil de hoje.
Grupo : Yann Marussich - Suíça Traverseé Yann Marussich trabalha com o conceito de imobilidade como uma forma de expressão. Desde 1989, desenvolve performances e a característica de seu trabalho é a busca da participação do público. Em Traverseé, por meio de uma manivela, o espectador tem a possibilidade de participar da ação ou ser apenas um voyeur. Nu, com um cabo no pescoço, o ator depende da sensibilidade e ação do público. A performance inusitada não tem previsão de duração. • 04 de novembro Grupo : Grupo de Dança Primeiro Ato – MG Quebra-Cabeça Um dos mais populares e lúdicos espetáculos do Grupo1º Ato. Concebido para a rua, mescla a dança à mímica e ao circo e se propõe a fazer a platéia rir, brincar e se identificar. A montagem leve e divertida tem como ponto alto a interação com o público Criado em 1989, por Paulinho Polika, sob a direção de Suely Machado, Quebra-Cabeça tem sido encenado em palcos, ruas, praças e mercados, cumprindo o objetivo de popularizar a dança. Grupo : La Vitrina - Chile Alto Contraste Inspirado nas diferenças de classe da sociedade chilena, Alto Contraste integra elementos da dança, teatro, fotografia e música. O grupo chileno La Vitrina, com o coreógrafo Nelson Avilés à frente, desenvolve propostas que redimensionam o espaço cênico, refletindo a identidade Americana Latina e fundindo várias linguagens artísticas, numa ampla gama que inclui a literatura, artes visuais e mídias audiovisuais.
Grupo : Grupo Guará Escola de Mulheres Escola de Mulheres - que estreou nos palcos no século 17- é um texto que mantém a atualidade ao abordar de forma irreverente questões de comportamento como adultério, casamento e o machismo. A instigante comédia de Molière ganha versão de Samuel Baldani, diretor do grupo Guará. A montagem é resultado do 1º Prêmio de Teatro de Goiás promovido em 2005.
Grupo : Cia de Solos & Bem Acompanhados – RS Pois é, Vizinha Comédia de sucesso no Brasil e Argentina, há 11 anos. Pois é, Vizinha retrata a vida de uma dona de casa oprimida pela ignorância e pela força. Mostra o cotidiano de uma mulher submissa, sua solidão e clausura de forma agradável e inteligente. Adaptado do texto Uma Mulher Só do dramaturgo italiano Dario Fo, Prêmio Nobel de Literatura, em 1997, e Franca Rame, o espetáculo é fiel à poética dos autores e interpretado com maestria pela atriz Deborah Finocchiaro
Dia 05 de novembro Grupo : Cia do Bebê – RS Il Primo Mirácolo Comédia repleta de alegorias e atualidade. Enfoca as aventuras da Sagrada Família em sua mudança para o Egito. O texto de Dario Fo estabelece uma parábola sarcástica da infância de Jesus e faz uma sátira social, a partir de temas como poder, segregação racial, fome e o exílio.
Há mais de uma década em cartaz, o premiado monólogo participou de festivais, eventos e turnês em mais de 60 cidades, de cinco países. O ator e diretor Roberto Birindelli interpreta 21 personagens, sem recursos de cenografia, figurino ou iluminação.
Grupo : Grupo de Dança Primeiro Ato – MG Mundo Perfumado Com trilha sonora de André Abujamra, a proposta é encontrar no corpo soluções físicas que se aproximem das inquietações pessoais. O movimento chega ao íntimo, sem perder a delicadeza efêmera da arte. A marca do 1o Ato é estimular a vocação criativa de cada bailarino, inserido no processo de criação dos espetáculos. Mundo Perfumado foi apresentado na Espanha e percorreu várias regiões do Brasil. Foi considerado o melhor espetáculo de dança pelo Prêmio Sesc Sated 2005.
Grupo : Nômades - GO ... e o corpo ainda pulsa ... A coreografia assinada por Cristiane Santos explora a resposta corporal à velocidade e às contradições da vida contemporânea. As personagens se movimentam aos padrões impostos ao corpo, usado como símbolo de poder, feito fantoche. O Nômades – Grupo Experimental de Dança pretende instigar a reflexão sobre um corpo constituído historicamente por meios das relações sociais.
Realização: Secretaria Municipal de Cultura e Escola de Música e Artes Cênicas da UFG
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eNT . Revista Eletrônica Nádia Timm . 2006 |