DAQUI A DUZENTOS ANOS A nova temporada vai até dia 29 de janeiro, com sessões aos sábados e domingos, em novo horário, sempre às 20h, no Galpão 1 da unidade. Toda a montagem é fruto de uma pesquisa que começou há um ano e envolveu oficinas, debates e workshops multidisciplinares, como sempre acontece no trabalho do ACT. Teca Fichinski assina a cenografia e os figurinos e a iluminação fica a cargo de Nadja Naira.
Para Luis Melo, “estamos pegando a palavra de frente, de cara, por inteiro. Tchekhov é um mestre absoluto na mágica de criar um mundo palpável com a palavra”. “Daqui a Duzentos Anos” trabalha com três contos que não fazem parte da obra dramatúrgica. “Era importante que fôssemos à palavra não-teatralizada. Nosso propósito é imergir na narrativa na frente do público, navegar com o espectador nas palavras de Tchekhov e traduzir esse encantamento sem truques, sem a concorrência do elemento cênico. E no fundo isso é que é teatro: alguém que tem uma bela história para contar a outro alguém que ouve”.
Sinopse O primeiro conto, “Brincadeira”, é um texto de memória, em que um homem recorda uma história de amor de juventude, quando descia de trenó uma montanha de gelo, junto com uma jovem que, seduzida, confundia sua voz com a voz do vento ao ouvir as palavras “eu te amo”. O conto “O amor” fala de um homem apaixonado pela sua noiva e oprimido pelas exigências da preparação de um casamento. Aliviado pela chegada da cerimônia, ele está de novo frustrado, agora pela rotina da vida de casado, embora o amor sobreviva em meio a essa rotina. Em “O caso do champanhe” o chefe de uma pequena estação de trem nas estepes divaga em torno da vida monótona que leva com a esposa e de como essa mesmice é perturbada pela chegada de uma visita inesperada. A solidão e a monotonia o levam a uma atitude que altera completamente o seu destino.
O GRUPO: Criado em 2000, o ACT – Ateliê de Criação Teatral – estendeu o trabalho que Nena Inoue já vinha realizando no seu Espaço Cênico desde 1996. De seu propósito inicial – que já incluía a realização de cursos, oficinas, workshops, ensaios, apresentações, debates e outras atividades de caráter alternativo, configurando um espaço de pesquisa e criação, o ACT ampliou mais ainda seu propósito para se tornar também um centro de formação, baseado na experiência anterior na área do ator Luis Melo durante sua permanência no CPT/SESC (Centro de Pesquisa Teatral do Sesc, coordenado por Antunes Filho). Na programação, sempre a idéia de manter abertos o processo de trabalho e a possibilidade de diálogo com todas as modalidades de arte e pensamento. Na programação do Ciclo Multiárea, um dos projetos do Ateliê, coordenado por Nena Inoue, já no primeiro ano de funcionamento, diversos artistas de distintas áreas culturais participaram de workshops e debates, entre eles Antonio Nóbrega, Cildo Meireles, Arrigo Barnabé e Amir Haddad. Processos de trabalho documentados e expostos; oficinas e montagens; troca de experiências; encontros, eventos, lançamentos, debates com artistas, jornalistas, criadores fazem a programação do ACT, que tem como atual patrocinador a Eletrobrás.
Serviço: SESC BELENZINHO/ DAQUI A DUZENTOS ANOS Tel.: 11-6602-3700 // 0800-118220 // www.sescsp.org.br
Espaço: Galpão 1 (160 lugares) Data e horário: Re-estréia – 7 de janeiro Temporada até 29 de janeiro Sessões aos sábados e aos domingos, às 20h
Ingressos: R$ 15,00 // R$ 10,00 (usuário matriculado em alguma unidade do SESC) / R$ 7,50 (trabalhador no comércio e serviços matriculado e dependentes, aposentados e estudantes com carteirinha) // Venda de ingressos antecipados: na rede SESC (todas as Unidades do SESC) // Aceitam-se cartões de crédito (todas as bandeiras) e cheques de todos os bancos
Duração: 90 min/ Recomendação: a partir de 12 anos Atenção: Após o início da apresentação, não é permitida a entrada de espectadores Acessibilidade para pessoas com necessidades especiais // Ar Condicionado
** Após o espetáculo, o SESC Belenzinho disponibiliza serviço de van até a estação Belém do Metrô
eNT... |
Menu
|
Fale comigo
|
Deixe o seu contato
|
eNT . Revista Eletrônica Nádia Timm . 2006 |