Goiânia em Cena 2006

Festival Internacional de Artes Cênicas

A parceria entre Secretaria Municipal de Goiânia e a Escola de Música e Artes Cênicas, da Universidade Federal de Goiás - com patrocínio da Petrobras, Caixa Econômica Federal e Funarte - para a realização do 5° Goiânia Em Cena – Festival de Artes Cênicas foi plena de êxito.

Um sucesso que pode ser dimensionado pela conquista do grande público que conferiu a intensa e diversificada agenda de espetáculos, participou das atividades paralelas e a crítica positiva expressa nos veículos de comunicação.

O evento promovido no período de 27 de outubro a 7 de novembro de 2006 ofereceu um panorama significativo da produção cênica brasileira contemporânea e  reuniu aproximadamente  nove mil espectadores, de várias faixas etárias, em teatros, praças e ruas de Goiânia.

Em doze dias de festival, foram apresentados 32 espetáculos de 26 companhias de dança, teatro e circo de grupos locais, nacionais e internacionais de destaque que investem na vanguarda e na linguagem experimental.

Entre as montagens premiadas estavam o espetáculo Prêt- à-Porter 8, do Macunaíma, monólogos premiados como Descobrimento das Américas, com o ator Júlio Adrião e  Sobre Anjos e Grilos, com Deborah Finocchiaro, o Circo Zanni de São Paulo,  o grupo Cena 11 Cia de Dança, de Santa Catarina, com o espetáculo Skinnerbox e o teatro de bonecos da Cia Pia Fraus .

O espaço pedagógico no qual foram desenvolvidas 22 atividades, entre oficinas, mesas-redondas e debates ofereceu oportunidade para a interação entre artistas, estudantes e aficionados, além do intercâmbio e reflexão.

No balanço do 5º Goiânia Em Cena, fica um saldo de esperança. A ampliação das parcerias, na próxima edição, vai oferecer condições de aprimorar a inserção do evento na comunidade,  valorizar  cada vez mais  os profissionais que atuam nos bastidores e palcos, além de  contribuir para a   expansão dos horizontes da produção das artes cênicas.

 

Programação do

5º Goiânia Em Cena

 

Grupos de Goiânia

Envelopes, da Cia Nu Escuro

William Shakespeare Entre o Céu e a Terra, de Alexandre Marques

Melodrama, Cia In Cena

Todos os Homens da Casa de Sat, da Cia Maruia de Teatro

A Clara do Ovo, da Arte e Fatos,

... E o Corpo Ainda Pulsa ..., do Nômades Grupo Experimental

Escola de Mulheres, do Grupo Guará

Dom Quixote, do Teatro que Roda

 

Espetáculos nacionais:

Corpo do Som, Barbatuques, de São Paulo

Bichos do Brasil, com Pia Fraus, de São Paulo

Esfíncter, com a Cia Teatral do Movimento, do Rio de Janeiro

A Descoberta das Américas, do Grupo Leões de Circo, do Rio de Janeiro (Prêmio Shell)

Sobre Anjos & Grilos e Pois é Vizinha, da Cia de Solos & Bem Acompanhados, de Porto Alegre

O Urso, do Grupo dos Cinco, de Porto Alegre

Il Primo Mirácolo, Roberto Birindelli, da Cia do Bebê, de Porto Alegre

Prêt-à- Porter, com Macunaima Grupo de Arte Teatra, Antunes Filho, de São Paulo

Circo Zanni, de São Paulo

 

Skinnerbox, Grupo Cena 11, de Florianópolis - Dança

Cia 2 Balé a Cidade de São Paulo - Dança

Mundo Perfumado e Quebra-Cabeça, Cia de Dança Primeiro Ato, de Belo Horizonte - Dança

Do Ritmo ao Caos, da Cia Mário Nascimento, de Belo Horizonte

Bu, Um olhar adulto sobre a criança que há em nós, do Meme, Grupo de Pesquisa do Movimento, de Porto Alegre

 

Espetáculos Internacionais

Alto Contraste, do grupo La Vitrina, do Chile

M, Uma Peça Mediana, de Maria Clara Villa Lobos, da Bélgica

Traverseé, performance de Yann Marussch, da Suíça

 

Confira as sinopses aqui

 

Seleção dos espetáculos de Goiânia

A Secretaria Municipal de Cultura, em parceria com a EMAC, Escola de Música e Artes Cênicas da UFG, divulgou dia 16 de outubro, os oito espetáculos produzidos por companhias de teatro de Goiânia que participarão da 5a edição do Goiânia Em Cena, Festival Internacional de Artes Cênicas que será realizado de 27 de outubro a 7 de novembro de 2006.

Os nomes selecionados foram entregues pela comissão julgadora, em envelope lacrado, aos organizadores.

O documento foi aberto pelo secretário municipal de cultura, Kleber Adorno, nesta tarde de Segunda-feira, na presença de artistas, jornalistas e produtores. “Estamos trabalhando com lisura e envolvendo o meio acadêmico para aprimorarmos o festival”, disse Kleber Adorno.

O evento recebeu 32 inscrições, de 31 companhias goianienses.

Foram analisadas 29 montagens de teatro e três de dança. O júri foi integrado por especialistas do setor, de outras regiões do Brasil.

A curadoria (foto) esteve a cargo do pesquisador de teatro Fábio Lustosa (Salvador, Bahia), da coreógrafa e bailarina Rocio Infante (de Curitiba, Paraná), e do poeta e dramaturgo Antonio Miranda (Brasília) que se reuniram para avaliar as propostas apresentadas, durante o final de semana, na EMAC, Escola de Música e Artes Cênicas.

O critério para seleção foi demarcado pela proposta do evento que é divulgar e estimular a pesquisa, sob o enfoque “das vanguardas ao experimentalismo na cena contemporânea”.

Os jurados foram unânimes ao ressaltar a qualidade e diversidade de espetáculos apresentadas pelos grupos locais.

Antônio Miranda - a partir do que foi apresentado – concluiu que Goiânia tem um forte movimento teatral, em várias linguagens cênicas.

O dramaturgo observa que ninguém deve se considerar desclassificado.

“Nós selecionamos dentro da proposta do tema do festival. Por esta razão tem gente com trabalho muito bem feito que infelizmente não se enquadrou na proposta e ficou fora”, lamentou.

Rocio Infante se surpreendeu com o nível dos espetáculos e frisou o quanto o perfil estabelecido determinou o recorte no olhar do júri.

Além deste critério, foi analisado o trabalho de pesquisa do ator. “Observamos o processo de construção, como ele chega ao resultado”, disse a coreógrafa.

O pesquisador Fábio Lustosa concorda com as opiniões dos outros membros da comissão, e considera que em Goiânia existe uma estética teatral definida, bem diversificada e muita rica.

Cada espetáculo inscrito também recebeu um parecer, de cada jurado, no qual expressam sua opiniões. Glacy Antunes, coordenadora do evento, explicou que o Goiânia em Cena também tem a finalidade didática de oferecer um diagnóstico, com o sentido de analisar e não de fazer críticas negativas.

Yann Marussch, da Suíça

 

eNT...

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eNT . Revista Eletrônica Nádia Timm . 2006