Dramaturgia e Concepção |
|
|
|
Os textos que compõem este “Ensaio sob a Guerra” foram escolhidos por Eugênia Thereza e Maíra Andrade. Entre eles, “A Infanticida Maria Farrar” de Bertolt Brecht, apresentado no Brasil apenas por Fernanda Montenegro durante a Ditadura (1977) e cenas de “Interrogatório”, do dramaturgo alemão Peter Weiss, cujo texto fala das entranhas da degradação humana promovida pelos nazistas nos campos de extermínios. A dupla traz ainda elementos atuais como uma personagem inspirada na militar norte-americana Lynndie England, cujas fotos dos abusos infligidos aos prisioneiros iraquianos, provocou indignação no mundo inteiro. O espetáculo é feito de personagens carregados de humanidade e por meio dessa se refazem e dão um significado digno para suas vidas
- Eugênia e Maíra, mãe e filha, são artistas cujo trabalho tem como características o humano e conscientemente político em direção a tragédia das guerras e para o exercício poético da liberdade. A direção de Eugênia Thereza de Andrade dirige um olhar especial para o gestual da atriz e a música que compõe a trilha. É perceptível o cuidado da diretora, cuja orientação é nitidamente brechtiana, de não tornar o espetáculo pesado para o público. A montagem busca uma consciência poética e não a depressão. A iluminação delimita trajetos e campo de atuação. A idéia é dirigir a atenção do espectador e não dispersá-lo. Há na concepção do figurino, elementos plásticos e gestos cujos significados são necessários às transições entre uma cena e outra e nas construções dos personagens. O espaço cênico de Mukhtaran é de autoria da diretora e da atriz. Elaborado com objetos que por si só remetem a guerra: sapatos velhos, arame, areia e pedras, vista por meios de jornais e meios de comunicação. A cenografia parte da geografia do porão da ex-fábrica, atual SESC Belenzinho, onde existe uma espécie de poço de tijolos de alvenaria. Eugênia e Maíra se apropriam desse espaço e lhe dão novos significados.
A atriz Maíra de Andrade- Estreou no teatro em Seria Cômico se não Fosse Trágico, de Friedrich Durrenmat, nos anos 90. Ganhou o Prêmio de melhor atriz no Festival da Cultura Inglesa, em 2001, quando interpretou três personagens em Courting Disaster, de Margareth Wood. Atuou em Nervos de Deus, recebendo grandes elogios da crítica. Em 2004, fez dois importantes papéis na peça de Sartre, O Diabo e o Bom Deus e recentemente participou das Sartreanas –Sartre 100 Anos, em papel de destaque no Teatro Anchieta. Maíra de Andrade é atriz e dançarina formada no Jogo Estúdio - Escola de Teatro, de orientação stanislaviskiana, dirigida pela sua mãe, a professora e diretora Eugênia Thereza de Andrade
A diretora Eugênia Andrade- A formação teatral de Eugênia se deu na Universidade Federal da Bahia, na década de 60. Participou da efervescente cena artística baiana Como diretora, seus trabalhos mais significativos são A Casa de Bernarda Alba, de Federico Garcia Lorca, O Alienista, de Machado de Assis (adaptação dela), Amores Difíceis (amálgama de textos de vários autores, incluindo William Shakespeare), Nervos de Deus (adaptação de Memórias de um Doente de Nervos, de Daniel Paul Schreber), O Diabo e o Bom Deus, de Jean-Paul Sartre, sucesso no Teatro Anchieta e Estado de São Paulo e recentemente as Sartreanas – Sartre 100 Anos.
Ficha Técnica - Mukhtaran - Ensaios sob a Guerra Concepção, dramaturgia, cenografia e figurino: Eugênia Thereza de Andrade e Maíra de Andrade // Direção: Eugênia Thereza de Andrade // Interpretação: Maíra de Andrade // Fotografia: Wladimir Fontes
SESC BELENZINHO/ MUKHTARAN – ENSAIOS SOB A GUERRA Tel.: 11-6602-3700 // 0800-118220 // www.sescsp.org.br
Espaço: Subsolo (60 lugares) Data e horário: Estréia dia 5 de novembro Temporada até dia 11 de dezembro Sessões aos sábados e domingos, às 18h
Ingressos: R$ 15,00 // R$ 10,00 (usuário matriculado em alguma unidade do SESC) / R$ 7,50 (trabalhador no comércio e serviços matriculado e dependentes, aposentados e estudantes com carteirinha) // Venda de ingressos antecipados: na rede SESC (todas as Unidades do SESC) // Aceitam-se cartões de crédito (todas as bandeiras) e cheques de todos os bancos
Funcionamento da bilheteria - Terça a sexta, das 13h às 22h; sábados, domingos e feriado, das 10h às 18h; Ingressos à venda nas unidades do SESC SP
Duração: 45 min // Recomendação: a partir de 14 anos Atenção: Após o início da apresentação, não é permitida a entrada de espectadores Acessibilidade para pessoas com necessidades especiais // Ar Condicionado
** Após o espetáculo, o SESC Belenzinho disponibiliza serviço de van até a estação Belém do Metrô
Informações sobre outras programações ligue 0800 118220 ou consulte o site: www.sescsp.org.br
|
|
......................................................................................................... |
|
Nádia Timm Web Site . Todos os Direitos Reservados - 2005 |
Palcos e Platéias | Isto é Brasil | Exporte | Blog | Moda & Etiquetas |
Espaço Livre | Livros | Chat | Artemania | |
Patrocínio | Mundo Melhor | Novidades | Fofocas | Turismo |
Contato I Expediente I Capa | Fotolog |
Leia também |
Exporte |
........................................ |
Crônicas di-Versos |
........................................ |